Você sabia?

Vidro é item de segurança ? Cuidado com sua segurança.

Existem parabrisas que não são originais, o que compromete sua segurança e de demais passageiros do veículo.

Multas - Parabrisa trincado implica em multas, e pontua a CNH, verifique os detalhes no site do Denatran.

Reparo de pequenas trincas além de manter a originalidade do parabrisa, é mais rápido e econômico do que a troca. Consulte nos para saber se seu parabrisa pode ser recuperado.

Reparo somente de acordo as normas da resolução 216 do contran/denatran.

Parabrisas Colados - Este tipo de instalação foi desenvolvida para garantir mais segurança aos ocupantes do veículo em caso de acidente. Os vidros colados fazem parte da estrutura da carroceria, numa variação de 15% a 45% da resistência em caso de um eventual capotamento.

Palhetas - Troque a palheta assim que perceber o ressecamento ao ligar o limpador, assim você evita danificar/arranhar o parabrisa do veículo.

Chuvas - Para um melhor funcionamento das palhetas, use sempre o líquido limpa parabrisas no reservatório do veículo.

Gravações - Vidro uma vez gravado o número do chassi ficará sendo específico do veículo, por isso evite vidros usados com gravações raspadas, nas vistorias dos órgãos competentes são identificados e reprovados.

Reparos em Máquina de vidros - Ao subir e descer os vidros de seu veículo se fizer barulho estranho procure uma empresa especializada para verificar este barulho, podem ser os cabos que estão danificados e a qualquer momento pode parar de subir, deixando seu veículo totalmente aberto.

Quebrar um vidro- Se por algum motivo for necessário quebrar algum vidro de seu veículo, (esqueceu as chaves dentro) consulte nos, nem sempre um vidro pequeno tem o menor valor.

Importante - Vidro é item de segurança, então quando precisar de qualquer manutenção em seu veículo, procure uma empresa especializada.

Detran - Consulte regularmente seu veículo junto ao site do Detran, apenas com a placa e renavam, evite surpresas e a retenção do CLRV quando existem multas em aberto.

Viagem - Ao planejar sua viagem mesmo que seja uma pequena distância, verifique as palhetas, o reservatório do limpa-parabrisas, o estepe e a calibragem dos pneus.


Cuidado, vidro é item de segurança!
Procure uma loja especializada.

Antes de 1940 os pára-brisas usados nos veículos automotivos caíam para frente no momento de um impacto: eram utilizados os de vidro temperado (O vidro temperado é o vidro que passou por um tratamento térmico ou químico para modificar suas características como a dureza e resistência mecânica. Quando quebrado ele se estilhaça em pequenos pedaços.

Atualmente ele é utilizado nas janelas laterais e traseiras dos automóveis), no momento do impacto eram de alta periculosidade para condutores e passageiros já que emitiam partículas de vidro como que em explosão.

O avanço técnico levou ao moderno pára-brisa de vidro laminado (Vidro laminado é um tipo de vidro de segurança que mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado.

Os estilhaços ficam presos nesta camada intermediária, esta característica produz efeito de uma "teia de aranha" quando o impacto não é totalmente suficiente para furar o vidro), dando maior garantia de segurança, pois no momento do impacto o vidro estala sem deixar desprender partículas perigosas para os ocupantes do veículo. 

De acordo com a Lei n. 5.108, Art. 2º é obrigatório o uso de vidro de segurança laminado no pára-brisa de todos os veículos a serem admitidos em circulação nas vias públicas do Território Nacional e de vidro de segurança temperado, uniformemente protendido, ou laminado, nas demais partes envidraçadas.

O disposto neste artigo aplica-se também aos vidros utilizados nas reposições.